Nova variante da covid-19 foi inserida no Brasil por estrangeiros das seleções durante a Copa América
Especialistas já esperavam que jogadores estrangeiros pudessem trazer novas variantes do coronavírus e criticaram a realização do torneio no País

Foto: Reprodução/R7
Uma nova variante do coronavírus que não circulava no Brasil foi inserida no País devido a Copa América. Amostras de duas pessoas diferentes que estavam com a doença, foram colhidas no Mato Grosso e analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo, que identificou a variante de interesse B. 1.216, até então inédita em território brasileiro.
Um colombiano e um equatoriano testaram positivo a variante. As seleções de Colômbia e Equador se enfrentaram na Arena Pantanal, em Cuiabá, na abertura do torneio, no dia 13 de junho. O último balanço divulgado pela Conmebol, em 24 de junho, mostra que 166 pessoas relacionadas à Copa América estavam com o vírus.
Já era esperado que jogadores estrangeiros que viessem ao Brasil pudessem trazer novas variantes do coronavírus. Esse foi um dos motivos que fizeram especialistas e autoridades criticarem a realização do torneio no País. Estados como São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também chegaram a vetar a realização de partidas em seus Estados.


