Nova variante do coronavírus não está se disseminando, afirma OMS

Variante denominada C.1.2. foi detectada recentemente na África do Sul

Por Da Redação
Ás

Nova variante do coronavírus não está se disseminando, afirma OMS

Foto: Getty Images

A porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Harris, disse nesta terça-feira (31), durante coletiva de imprensa, que uma nova variante do coronavírus, denominada C.1.2, não parece estar se disseminando. A nova cepa, detectada na África do Sul, é monitorada pelas autoridades de saúde.

"Não parece estar aumentando em circulação", disse a porta-voz da OMS Margaret Harris em uma coletiva de rotina da Organização das Nações Unidas (ONU), acrescentando que a variante não é no momento classificada como uma "variante de preocupação" pela agência de saúde das Nações Unidas.

O estudo que detectou a C.1.2. foi publicado na última semana por grupos sul-africanos, como a Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal e o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis, mas ainda não foi revisado por pares. A C.1.2. surgiu a partir da C.1., uma linhagem do vírus que dominou as infecções na primeira onda da pandemia na África do Sul em meados de 2020.

As mutações no vírus “estão associadas a uma maior transmissibilidade” e a uma maior capacidade de evasão de anticorpos, disseram os cientistas. “É importante destacar esta linhagem dada a sua constelação de mutações.” As mutações no vírus vêm provocando ondas sucessivas do coronavírus com a variante Delta, encontrada pela primeira vez na Índia, e agora responsável por aumentar as taxas de infecção em todo o mundo.
 

 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário