Nova variante do coronavírus não está se disseminando, afirma OMS
Variante denominada C.1.2. foi detectada recentemente na África do Sul

Foto: Getty Images
A porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Harris, disse nesta terça-feira (31), durante coletiva de imprensa, que uma nova variante do coronavírus, denominada C.1.2, não parece estar se disseminando. A nova cepa, detectada na África do Sul, é monitorada pelas autoridades de saúde.
"Não parece estar aumentando em circulação", disse a porta-voz da OMS Margaret Harris em uma coletiva de rotina da Organização das Nações Unidas (ONU), acrescentando que a variante não é no momento classificada como uma "variante de preocupação" pela agência de saúde das Nações Unidas.
O estudo que detectou a C.1.2. foi publicado na última semana por grupos sul-africanos, como a Plataforma de Inovação e Sequenciamento de Pesquisa KwaZulu-Natal e o Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis, mas ainda não foi revisado por pares. A C.1.2. surgiu a partir da C.1., uma linhagem do vírus que dominou as infecções na primeira onda da pandemia na África do Sul em meados de 2020.
As mutações no vírus “estão associadas a uma maior transmissibilidade” e a uma maior capacidade de evasão de anticorpos, disseram os cientistas. “É importante destacar esta linhagem dada a sua constelação de mutações.” As mutações no vírus vêm provocando ondas sucessivas do coronavírus com a variante Delta, encontrada pela primeira vez na Índia, e agora responsável por aumentar as taxas de infecção em todo o mundo.