• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Nova versão da Lei Pelé protocolada no Senado prevê punições mais severas para racismo

Nova versão da Lei Pelé protocolada no Senado prevê punições mais severas para racismo

Documento precisa ser pautado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, para ir à votação

Por Da Redação
Ás

Nova versão da Lei Pelé protocolada no Senado prevê punições mais severas para racismo

Foto: Agência Brasil

Um relatório com sugestões de alterações e inclusões na Lei Pelé foi protocolado no Senado Federal nesta semana. No texto, o deputado Felipe Carreras (PSB/PE) sugere a criação de uma aposentadoria para atletas olímpicos, revisão da Bolsa Atleta, e mudanças no Estatuto do Torcedor para que haja punições mais severas em casos de racismo e brigas em eventos esportivos. O documento precisa ser pautado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), para ir a votação. A expectativa é que isso ocorra ainda este ano, antes do recesso. 

“Acrescentamos dois dispositivos no Estatuto do Torcedor para endurecer as penas às brigas de torcidas em recintos esportivos. O primeiro explicita que briga de torcida deve ser tratado como crime passível de pena de reclusão e o segundo determina que perseguir alguém ou algum grupo por se identificar com uma torcida tenha a mesma pena”, afirma Carreras.

No relatório, o relator também abordou outros temas que ainda não são tratados pela lei, como os jogos online, apostas e regulamentação da profissão de executivo de futebol. Todas as sugestões relatadas por Carreras foram discutidas em audiências públicas convocadas por uma comissão especial da Câmara sobre o assunto. Como o tema foi debatido nesse formato, o documento não precisou ser votado no plenário da Câmara.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.