Novembro Azul: Brasil tem um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7 minutos
O câncer de próstata é o segundo mais incidente em brasileiros, atrás apenas para o de pele

Foto: Marijana/Pixabay
Depois do Outubro Rosa, mês dedicado exclusivamente à prevenção do câncer de mama, chega o Novembro Azul para conscientizar os homens sobre o câncer de próstata. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) indicam que, no Brasil, há um diagnóstico da doença a cada sete minutos, além de um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos.
Ainda de acordo com a pesquisa, 25% dos portadores de câncer de próstata morrem devido a doença e 20% dos pacientes diagnosticados já estão em estágios avançados. Entre 2020 e 2022, 65.840 novos casos da doença.
O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os brasileiros, atrás apenas para o de pele, e ocorre, geralmente, em homens mais velhos. De acordo com o levantamento, cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.
Sobre a doença
A doença não tem uma causa específica, mas possui alguns fatores de risco que aumentam a chance de sua ocorrência, como o envelhecimento, ser da raça negra, possuir casos na família, estilo de vida ocidental (dieta rica em gorduras, sedentarismo, obesidade). Quando existem sintomas relacionados à doença, estima-se que 95% já estão em estágios avançados.
Nos estágios iniciais, a doença pode ser tratada com a cirurgia (prostatectomia radical), com radioterapia/braquiterapia e com a vigilância ativa. Nos estágios mais avançados, são usadas a terapia de deprivação androgênica e a quimioterapia.