Novo medicamento para câncer de tireoide será incluso na cobertura de planos de saúde a partir de julho
Lenvima será destinado a pacientes que já passaram por iodoterapia, mas não tiveram sucesso no combate à doença

Foto: Reprodução/Ilustrativa
A partir da próxima segunda-feira, dia 3 de julho, um novo medicamento contra o câncer de tireoide terá a cobertura obrigatória pelos planos de saúde. Trata-se do medicamento Lenvima (Mesilato de Levantinibe) que é indicado para o tratamento de alguns tipos de câncer de tireoide em pacientes que já passaram por iodoterapia, mas não tiveram sucesso no combate à doença.
O medicamento foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 2016, para o tratamento de carcinoma papilífero, carcinoma folicular ou carcinoma de células oxifilicas. No entanto, ele só foi incorporado no rol de procedimentos e eventos de saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em maio deste ano.
“A droga aprovada mostrou que pacientes expostos a ela apresentavam tempo de vida sem que a doença progredisse de cerca de 18 meses, versus apenas 3,6 meses alcançados em pacientes expostos a placebo. Esses dados estão publicados desde 2016 e sua aprovação para uso no Brasil anima a comunidade científica em ter à disposição mais uma droga benéfica e especialmente importante em casos mais rebeldes”, comemora a Dra. Adelina Sanches, diretora da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN).
Quem possui planos de saúde pode fazer uso do Código de Defesa do Consumidor.