Novo sistema para ingresso de alunos nas universidades será iniciado em 2021, afirma Inep
O Saeb irá funcionar através de provas aplicadas durante um dos três anos do ensino médio

Foto: Divulgação
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, afirmou nesta terça-feira (15), que o novo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) terá início no próximo ano. Ele garantiu que o sistema não será afetado pela pandemia da covid-19.
Proposto pelo Ministério da Educação (MEC), o Saeb irá compor o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado e irá funcionar para o ingresso de alunos nas universidades através de provas anuais aplicadas durante um dos três anos do ensino médio.
No final de cada ano, os estudantes serão submetidos para a prova do novo sistema e, caso sejam bem classificados, poderão garantir uma vaga em um curso superior sem a necessidade de realizar o vestibular ou a prova tradicional do Enem.
Ainda segundo o presidente do Inep, o novo Saeb será aplicado de forma gradual para o 1º ano do ensino médio em 2021. Já em 2022, a expectativa é que as provas sejam ampliadas para o ensino fundamental.
"O aluno vai poder fazer a prova do Saeb na sua escola, e com isso eles vão concorrer a vagas no Brasil inteiro, assim como é feito no Enem", disse Alexandre Lopes.