Novo surto de Covid-19 ameaça inverno no Hemisfério Norte
Medidas de restrições como restaurantes fechados e toques de recolher voltam em países da Europa

Foto: Reprodução/R7
Com o inverno chegando no Hemisfério Norte, o novo coronavírus volta a ganhar força em lugares como Letônia, Reino Unido, Rússia e Singapura, fazendo com que restaurantes e salões de beleza fechem, aulas ocorram no modo online e hajam determinações de toques de recolher depois das 20h.
A resposta da Letônia é a mais intensa, mas o país báltico não está sozinho na batalha contra um novo surto da covid, o Reino Unido, que liderou a imunização da população e eliminou a maioria das restrições relacionadas à covid, agora registra o maior número de casos desde julho. Na Alemanha, as infecções estão no nível mais alto desde maio.
Nos países onde as taxas de vacinação estão mais baixas, a situação é ainda pior. Por conta das mortes por covid em níveis recordes na Rússia, o governo de Moscou pode decretar lockdown neste mês. A Romênia ficou sem leitos de terapia intensiva.
A variante delta, altamente contagiosa, também tem provocado surtos de covid na China e na Austrália, países que adotaram uma política de tolerância zero contra o novo coronavírus. Nos Estados Unidos, onde os surtos foram controlados no meado do ano, o governo ampliou o acesso a doses de reforço para tentar evitar outra onda.
“A expectativa de queda das temperaturas, a redução da eficácia das vacinas e e diferenças na cobertura de imunização dificultam prever a evolução da epidemia”, disse Arnaud Fontanet, epidemiologista do Institut Pasteur que assessora o governo francês.