“Novos populares”, Fiat Mobi e Renault Kwid custam R$ 60 mil: conheça

Subcompactos tem motor 1.0 e seguem estilos e escolas diferentes

Há quatro anos eles custavam o equivalente a R$ 30 mil. Com a inflação dos últimos anos além da alta do dólar e a obrigatoriedade de mais itens de segurança eles simplesmente dobraram de preço. Hoje Renault Kwid e Fiat Mobi partem de R$ 60 mil. Ficaram mais equipados e eficientes além de mais caros. O Farol da Bahia lista a diferença entre cada um deles: 

Preço de cada um 

Um pouco antes de encerrarmos 2021, Renault Kwid Life e Fiat Mobi Easy saíram de linha, devido à baixa procura e a falta do kit dignidade, composto por: ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e sistema de som. Com isso, Fiat Mobi parte de R$ 60.990 na versão Like, enquanto o Renault Kwid começa em R$ 59.890 na versão Zen.

Kwid e Mobi são equipados somente com motores 1.0 aspirados e flex. As principais diferenças entre elas estão na concepção. Enquanto a Renault desenvolveu um motor três cilindros “SCe” para o seu modelo, fruto de um projeto mais recente, a Fiat trabalha com o antigo propulsor Fire EVO de quatro cilindros lançado há 20 anos no Fiat Palio.

Motores diferentes e preços parecidos 

Os números de potência, torque e consumo também foram alterados com a chegada do ano novo e do PROCONVE7. O Kwid entrega até 71 cv e 10 kgfm de torque com etanol, 1cv a mais que sua versão anterior. Já o compacto da Fiat perdeu 1cv, indo de 75 cv e 9,9 kgfm para 74 cv e 9,7 kgfm na linha 2022. Com peso em torno de 800kg nos dois modelos, nas unidades já testadas pelo R7-Autos Carros, a vantagem de desempenho está com o Kwid que é mais ágil enquanto o motor do Mobi vibra menos.

Outra semelhança é que os dois modelos perderam o tanquinho de partida a frio em 2022, mas o Kwid ainda sai na frente por ter start-stop como item de série. 

Qual é o mais equipado?

No quesito equipamentos, os dois apresentam os mesmos itens, com destaque para o Renault que tem direção elétrica, enquanto o Mobi chega com direção hidráulica. No resto, ambos são equipados com sistema de som com MP3 e Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, monitoramento de pressão dos pneus, airbags duplos e ar-condicionado.

Na linha 2022 os dois tem controle de tração e estabilidade como item de série, alem de freios ABS mas o Mobi tem dois airbags enquanto o Renault vem com quatro bolsas. 

*Os dois carros tem o mesmo perfil: são estreitos, mais altos e curtos servindo bem para uso urbano e eventualmente rodoviário em velocidades mais baixas.* 

Análise: em tempos onde um carro novo custa a partir de R$ 60 mil conseguimos entender o porquê dos modelos usados serem tão procurados. Mas quem quer confiança terá à disposição duas opções interessantes sendo que o Kwid parece lidar melhor com um projeto mais atual alinhado a proposta de carro básico. O Mobi também é competitivo e mais tradicional na concepção com projeto novo mas motor antigo.


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