Número de denúncias contra atendimento de servidores do INSS supera o ano passado
Este ano, até agora, já foram computadas 230% denúncias acima de todo 2019

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Entre primeiro de janeiro deste ano até o dia 28 de outubro, a CGU, Controladoria-Geral da União, já recebeu 469 denúncias com assunto atendimento na seção de órgão do governo federal. O ponto alto das denúncias aconteceu em maio, com 79 registros.
A quantidade de registro nos dez primeiros meses desse ano já é mais que o triplo do que foi computado em todo o ano passado, quando o número de denúncias com mesmo assunto era 142. Se fosse uma competição desde 2015 até 2020, este ano ganharia com folga dos outros, com 230% de denúncias. Os dados apontados são da CGU.
Um dos órgãos federais com mais denúncias na área de atendimento é o INSS. Até outubro, 73 manifestações foram feitas. Os meses com mais registros foram março, abril e julho.
De acordo com a CGU, o órgão não tem como afirmar o tema das manifestações. “A ouvidoria destinatária é que faz a análise preliminar, pois muitas podem ser imprecisas, com assunto equivocado, por exemplo”, explicou.
Já o diretor da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho Previdência e Assistência Social, Moacir Lopes disse estar bastante preocupado com a situação estrutural do INSS. Segundo ele, a suposta má gestão do Ministério da Economia é responsável por sobrecarregar os servidores da pasta e cita, como exemplos, a recente reabertura das agências, que causou confusão com os médicos peritos.