Nutróloga alerta para os riscos de alimentos ultraprocessados

Cerca de 20% das calorias consumidas por brasileiros vêm de ultraprocessados, aponta estudo

Por Da Redação
Ás

Nutróloga alerta para os riscos de alimentos ultraprocessados

Foto: Foto: reprodução

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) constatou que cerca de 20% dos alimentos presentes na alimentação dos brasileiros são ultraprocessados. Esses alimentos têm sido associados a algumas mortes no país. A nutróloga Mayara Fregolente, participou de um quadro chamado "Verdades e Mentiras" na EPTV, afiliada da TV Globo, e respondeu perguntas sobre o tema. 

Ela explicou que alimentos ultraprocessados são aqueles que passaram por muitos processos químicos, principalmente com adição de açúcares. Sucos de caixinha, embutidos como salsicha e produtos ricos em açúcar, edulcorantes e adoçantes são exemplos de alimentos ultraprocessados que os especialistas recomendam evitar.

Fregolente também alertou que esses produtos podem levar ao câncer. Em relação às crianças, ela destacou que aquelas com menos de dois anos estão em uma fase de formação metabólica, e o consumo excessivo de ultraprocessados pode aumentar o risco de obesidade e diabetes.

O açúcar presente em produtos processados pode criar um vício cerebral semelhante ao causado por drogas, gerando abstinência em algumas pessoas. Por isso, é importante controlar o consumo desses alimentos para manter uma alimentação mais saudável e evitar problemas de saúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário