• Home/
  • Notícias/
  • Podcasts/
  • “O mundo começou em Ilé-Ifé”: Ange Taofik reflete sobre fé, origem africana e diáspora no Podomblé

“O mundo começou em Ilé-Ifé”: Ange Taofik reflete sobre fé, origem africana e diáspora no Podomblé

Comerciante nigeriano e marfinense destaca a centralidade de Ilé-Ifé na tradição iorubá e compartilha sua experiência de adaptação no Brasil

Por Da Redação
Às

“O mundo começou em Ilé-Ifé”: Ange Taofik reflete sobre fé, origem africana e diáspora no Podomblé

Foto: Reprodução / FB Comunicação

No podcast Podomblé, apresentado por Adriano Azevedo, o comerciante Ange Taofik, nigeriano e marfinense, participou de um diálogo sobre imigração africana na diáspora, identidade cultural e ancestralidade. Durante a conversa, ele trouxe reflexões que atravessam fé, história e pertencimento, a partir da tradição iorubá.

Ao falar sobre as origens do mundo segundo sua cultura, Ange afirmou que a criação está diretamente ligada à fé. “A gente acredita que tem fé, que é isso mesmo. Então, o mundo começou meio que de fé. Tanto pessoas brancas quanto pessoas pretas saíram dali”, disse, ao se referir a Ilé-Ifé, cidade sagrada da tradição iorubá.

Segundo o convidado, Ilé-Ifé é reconhecida como o ponto de origem da humanidade dentro dessa cosmologia. “É onde a gente diz que o mundo começou. Olhando no mapa, Ilé-Ifé fica no centro do mundo. Então, todo mundo saiu dali”, explicou.

A conversa também abordou a diversidade linguística dentro do próprio iorubá. Ange destacou que existem variações regionais que, por vezes, dificultam a compreensão até entre falantes da mesma língua. “Tem iorubá que eu não ouvi, eu fico perdido. O de Abeokuta, por exemplo, é um pouco diferente. O meu é o de Ilé-Ifé, que todo mundo fala”, contou.

Questionado por Adriano Azevedo sobre sua adaptação no Brasil, especialmente em relação à língua portuguesa, Ange ressaltou que o contato diário com pessoas foi essencial nesse processo. Comerciante, ele explicou que a troca constante com clientes e a disposição para ajudar facilitaram sua integração no país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.