O planeta dos macacos

Confira a coluna de Marcelo Cordeiro desta sexta (09)

[O planeta dos macacos ]

Não faz tanto tempo assim, a discussão predominante no país era a corrupção, que alcançava níveis inusitados. Todos conhecem a teia desvendada pelo Mensalão e Petrolão. Descrever os acontecimentos que chocaram a nação estarrecida, é chover no molhado. 

As condenações exaradas pela Justiça, os acordos de leniência entre os criminosos e o Ministério Público Federal, o montante dos valores devolvidos à União, a reprodução dos mesmos crimes em outros países do continente, são evidências que estivemos a braços com a corrupção mais escandalosa do planeta.

Toda essa solidez, contudo, como diria Marshall Berman, o  famoso crítico norte americano, se  desmancha no ar, para ceder lugar à uma nova história, na qual tudo não passou de um delírio judicial.

Não se encontra hoje uma viva alma cumprindo pena, entre os centenas de condenados no Lava Jato e as multas pecuniárias decorrentes dos acordos de leniência estão sendo anuladas pela mais alta corte judiciária do país, em pleno luz do dia, e já perfazem o perdão de mais de 14 bilhões de reais.

Confira o artigo na íntegra aqui.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!