• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • “O PT nasceu com muita adversidade”, diz Lula em evento em comemoração aos 46 anos do partido

“O PT nasceu com muita adversidade”, diz Lula em evento em comemoração aos 46 anos do partido

Lula disse que "havia ciúmes" entre as siglas no início da trajetória do partido

Por Ane Catarine Lima, Camila S. Silva
Às

Atualizado
“O PT nasceu com muita adversidade”, diz Lula em evento em comemoração aos 46 anos do partido

Foto: Farol da Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre as dificuldades enfrentadas no processo de criação do Partido dos Trabalhadores (PT) durante o evento em comemoração aos 46 anos da sigla, realizado na manhã deste sábado (7), em Salvador. O presidente ainda citou que havia ciúmes entre as siglas no início da trajetória do partido.

Segundo Lula, não havia quem acreditasse que seria possível criar um partido com as características do PT no Brasil.

“Não havia na sociologia política brasileira alguém que acreditasse que fosse possível criar um partido com as características do PT. E a gente tinha muitos adversários aqui”, disse.

Apesar de afirmar o apoio do PCdoB ao projeto desde 1979, Lula relatou que, no início, existia ciúme em relação ao fato de o PT se apresentar como um partido ligado à classe trabalhadora.

“Mas no início do PT, eles também tinham ciúme porque o PT queria ser o partido dos trabalhadores [...] O partidão não gostava da gente, meu irmão era do partidão. E ele achava que o PT era a divisionista que queria tirar outro partido da classe trabalhadora, que ele já era o partido da classe trabalhadora”, afirmou.

Após destacar que o PSD nunca criticou a existência do PT, mesmo diante de divergências políticas, o presidente citou Leonel Brizola como outro líder que não aceitava a criação da sigla. Então, o PT nasceu com muita adversidade, muita adversidade”, pontuou.

Por fim, Lula relembrou que, ao participar de um comício em São Bernardo do Campo pelas Diretas Já, foi vaiado ao falar sobre a criação do Partido dos Trabalhadores.

“Porque o pessoal queria democracia, mas não queria um outro partido para competir com eles”, concluiu.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.