O que se sabe sobre a queda do avião russo na fronteira com a Ucrânia
Até o momento, Kremlin acusa Kiev de abater aeronave

Foto: Reprodução
A imprensa russa informou que um avião militar com 74 pessoas a bordo caiu na região de Belgorod, próximo à fronteira da Rússia com a Ucrânia, nesta quarta-feira (24). De acordo com o governador da região, Vyacheslav Gladkov, todos os que estavam a bordo morreram. No entanto, há relatos conflitantes sobre quem ou o que estava a bordo.
A mídia estatal russa informou que 65 militares ucranianos estavam no avião, e estavam sendo transportados para Belgorod para uma troca de prisioneiros. A Ucrânia, por sua vez, afirma que a aeronave IL-76 transportava mísseis para o sistema de defesa aérea russo.
O chefe do Comitê de Defesa do Parlamento russo, Andrey Kartapolov, afirmou que um segundo avião militar, também um IL-76, transportando mais 80 prisioneiros de guerra, desviou. Segundo ele, a liderança ucraniana estava bem ciente da troca iminente e foi informada de como os prisioneiros seriam entregues.
Kartapolov disse ainda que o avião IL-76 foi abatido por três mísseis. A agência governamental ucraniana que cuida de prisioneiros de guerra afirmou que está investigando as alegações de que o avião militar russo transportava militares ucranianos antes de uma troca de prisioneiros.