O tempo e o vento - daqui e ali

Confira nossa crônica deste domingo

[O tempo e o vento - daqui e ali  ]

FOTO: Reprodução

Existe um paradoxo que modernidade alguma vai eliminar: o tempo e vento das grandes capitais ante das cidades do interior. 

Cada espaço denotam dinâmicas ímpares, que o sujeito de uma não consegue assimilar da outra assim, de bate-pronto, ou em uma semana, independente de facilidades tecnológicas e amenidades. São mudanças bruscas, de rupturas emocionais, mesmo. 

Do interior à capital, o sistema público e da iniciativa privada de transporte, as longas avenidas, as muitas opções para tudo, nada disso é o suficiente para suprir a saudade da calmaria e do tempo cronometrado para os compromissos. 

Em cidades grandes, é praticamente impossível você dizer “chego em 10 minutos” - num virar de esquina com um engarrafamento caótico, pode se transformar em 30 minutos ou uma hora.

A regra é clara: ou entende-se e aceita a premissa do tempo acelerado - na maioria das vezes bagunçado - que é isso que torna a cidade grande imponente, ou a vontade será sempre a tempo compassado do interior. 

E isso não é errado ou qualquer termo pejorativo que possam impetrar para sugerir a superioridade de quem vive na cidade grande perante o interiorano.

Afinal, o interior segura a nomenclatura exatamente por estar à margem ou longe dos grandes centros urbanos. 

De terra natal ao refúgio da frenesi, cidades pequenas/médias se mantêm como tal para nos lembrar que o vento pode ser sentido em algum momento do dia, entre uma chegada em 10 minutos e de uma condução à outra. Daqui ou ali, o vento sempre sopra.


Notícia Anterior
Decisão prudente
Próxima Notícia
Prevenir e viver

Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!