Obra de estabilização do Solar Boa Vista é anunciada pela Secult-BA
O prazo para conclusão da reforma é de oito meses

Foto: Solar Boa Vista. Créditos: Paul R. Burley/ Wikimedia Commons.
A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), anunciou a empresa que realizará a obra de estabilização da edificação do Solar Boa Vista, localizado no Engenho Velho de Brotas, em Salvador.
Segundo informações presentes no Diário Oficial do Estado (DOE), o Instituto firmou o Contrato n°015/2025 com a Construtora Pentágono Ltda. no valor de R$ 1.139.097,94. O documento ainda esclarece que o prazo para conclusão das obras é de oito meses.
O imóvel, tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1941, estava fechado em decorrência de um incêndio desde 2013.
Em setembro de 2025, após diversas propostas de reforma do local, serviços como a manutenção dos jardins e das áreas verdes deram início ao processo de requalificação.
Outras duas licitações ainda estão previstas para ocorrer este ano, de acordo com a Secult-BA. Uma é relacionada às obras de contenção das ruínas do imóvel e outra à restauração, construção e paisagismo do local no valor de R$ 5 milhões, o qual deverá ocorrer através da seleção de um projeto arquitetônico no Concurso Nacional de Arquitetura, realizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
O Governo tem como proposta transformar o Solar em um Parque de Economia Criativa da Bahia.


