Oeste baiano estima ampliar em 20% a próxima colheita de soja
Período de vazio sanitário já passou

Foto: Reprodução
Desde o último dia 8 de outubro finalizou o período de vazio sanitário da soja, e os agricultores baianos se preparam para mais um plantio. Muitos deles estão mais cautelosos e aguardam a estabilidade pluvial, o que deve acontecer a partir do dia 11 de novembro. O calendário de plantio vai até o dia 31 de dezembro.
Segundo o Conselho Técnico da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), há um boa expectativa de safra, já que os cenários climático e agronômico do oeste da Bahia estão favoráveis. A estimativa é que a região colha no próximo ciclo algo em torno de 6,4 milhões de toneladas de soja.
Esse número representa um incremento de aproximadamente 20% em relação ao ano anterior. Se as estimativas se confirmarem, a próxima safra deve se equiparar à do ano de 2017, considerada melhor média histórica da região.
Além da soja, o carro chefe, a região produz algodão, milho, feijão e outras culturas em menor escala. Após o plantio da oleaginosa, deve iniciar também o plantio dos outros grãos e da fibra.
Segundo levantamento da superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), cerca de 95 mil postos de trabalho diretos e indiretos são gerados pelo setor agrícola no oeste da Bahia, que, sozinho, representa mais de 23% da economia do Estado.