Oficio da AGU revela que Governo sabia do "iminente colapso" da saúde no Amazonas

Informação havia sido dada ao Executivo dez dias antes do inicio da crise

[Oficio da AGU revela que Governo sabia do

FOTO: Reprodução/A Crítica

O governo federal tinha conhecimento do “iminente colapso do sistema de saúde” do Amazonas por conta do coronavírus dez dias antes de a crise estourar. A informação faz parte de um ofício encaminhado pela Advocacia-Geral da União (AGU) ao Supremo Tribunal Federal (STF). No documento, a AGU diz que o Ministério da Saúde fez reuniões entre os dias 3 e 4 de janeiro com autoridades locais, quando detectou que o sistema de saúde do Amazonas estava à beira do colapso. No dia 14, faltou oxigênio hospitalar no estado, afetando pacientes internados em UTIs. 

Somente nesse momento, o governo anunciou a transferência de pacientes do Amazonas para outros estados. A resposta da AGU foi revelada pela Folha de São Paulo e também foi obtida pelo jornal O Globo. Nas últimas semanas, o estado vem tendo um aumento acelerado no número de casos de Covid-19, com reflexo nas internações e no aumento do consumo de oxigênio hospitalar. Diante da crise, o governo estadual decretou toque de recolher e o governo federal anunciou a transferência de pacientes do Amazonas para outros estados. 

O ofício assinado pelo advogado-geral da União, José Levi Mello Júnior, relata as providências tomadas pelo governo em relação à crise no Amazonas. O documento menciona que dez dias antes de a crise se agravar, o governo foi informado por autoridades locais sobre a situação crítica no estado. O documento detalha que o governo já havia detectado a possibilidade de um colapso no estado. Em outro trecho, o governo faz uma estimativa de que o auge da crise se daria entre os dias 11 e 15 de janeiro. 


Comentários