• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Oito a cada dez brasileiros com demência não sabem que têm o problema, aponta pesquisa

Oito a cada dez brasileiros com demência não sabem que têm o problema, aponta pesquisa

Cerca de 1,7 milhão de idosos brasileiros possuem a condição

Por Da Redação
Ás

Oito a cada dez brasileiros com demência não sabem que têm o problema, aponta pesquisa

Foto: Agência Brasil

A demência afeta, atualmente, cerca de 1,76 milhão de idosos brasileiros, mas 8 em cada 10 não sabem que têm a condição, o que preocupa especialistas devido ao subdiagnóstico e à falta de assistência. A estimativa do tamanho do subdiagnóstico da demência no País foi publicada, em abril do ano passado, em um artigo de pesquisadores brasileiros no periódico The Journals of Gerontology.

Dos cerca de 5,2 mil idosos acompanhados, os cientistas identificaram uma prevalência de 5,8% de demência, sendo que apenas 20% desses tinham diagnóstico prévio, resultando em 80% dos pacientes sem conhecimento da condição.

O estudo foi o primeiro a ter uma amostra representativa de idosos de todas as regiões do Brasil, diferentemente dos estudos anteriores, que eram concentrados no Sudeste, principalmente em São Paulo.

Tipos

A Doença de Alzheimer é o tipo mais comum de demência, representando de 50% a 70% dos casos, mas existem outros tipos, como as demências vascular, frontotemporal e de corpos de Lewy. Embora não tenham cura, medicamentos podem tratar os sintomas e proporcionar melhora cognitiva parcial em alguns pacientes, principalmente nos estágios iniciais. A progressão continua, mas pode ser desacelerada, destacando a importância do diagnóstico.

Queixas de esquecimento, portanto, mesmo entre idosos, devem ser levadas a sério quando são muito frequentes e comprometem alguma atividade que a pessoa não tinha dificuldades para fazer anteriormente.

Há estudos que mostram que, assim como os medicamentos, terapias com estimulação cognitiva também podem minimizar os sintomas do quadro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.