Olaf Scholz toma posse nesta semana na Alemanha

Novo chanceler encerrará mandado de Angela Merkel

Por Da Redação
Às

Olaf Scholz toma posse nesta semana na Alemanha

Foto: Getty Images

A Câmara Baixa do Parlamento da Alemanha comunicou que o Bundestag vai organizar a eleição que definirá o social-democrata Olaf Scholz como chanceler em 8 de dezembro, o que encerrará 16 anos de governo de Angela Merkel. Scholz, de 63 anos, deve ser eleito pela maioria dos 736 deputados do Bundestag, antes da transferência de poderes no mesmo dia com a atual chanceler. 

O procedimento de eleição do chanceler é um processo muito codificado. Após a eleição pelos deputados, o futuro chanceler é recebido pelo presidente, que entrega a "ata de nomeação", o que estabelece o início oficial de seu mandato de quatro anos. Então, o chanceler retorna ao Bundestag para prestar juramento ao cargo antes de seguir para a sede da chancelaria para a transferência de poder.

O novo chefe de Governo vai liderar uma coalizão inédita de três partidos, formada pelos Social-Democratas, os Verdes e os Liberais. O cargo de chanceler é o terceiro cargo público mais importante depois do presidente da República Federal e do presidente do Parlamento. A eleição acontece em um momento de crise de saúde na Alemanha causada pela pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Scholz está trabalhando na estratégia do país e participou na semana passada de uma reunião com Merkel e os dirigentes das 16 regiões, que decidiram aumentar as restrições para as pessoas não vacinadas contra o coronavírus.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.