Olívia Santana quer batizar ponte Salvador-Itaparica com nome de heroína da Independência baiana

Deputada argumenta que Maria Felipa é um símbolo da luta de resistência negra

[Olívia Santana quer batizar ponte Salvador-Itaparica com nome de heroína da Independência baiana]

FOTO: Divulgação

A deputada Olívia Santana (PC do B) quer batizar a ponte Salvador-Itaparica como Ponte Maria Felipa, em homenagem à heroína negra de Itaparica na Guerra da Independência da Bahia. Em indicação enviada ao governador Rui Costa, Olívia argumentou que Maria Felipa é um símbolo da luta de resistência negra contra o racismo e todas as formas de opressão. “Uma mulher que lutou pela liberdade e independência da Bahia”, acrescentou ela.

No documento apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a parlamentar pontuou também que a ponte Salvador-Itaparica é um avanço necessário para a economia e para o povo da nossa terra. “Nessa linha, é fundamental destacar o papel de gente do povo que lutou no passado para a Bahia e o Brasil se livrassem do jugo perverso colonial” reforçou ela.

Para Olívia, o empreendimento vai alterar o fluxo de pessoas, veículos e mercados para as regiões do Recôncavo, Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia. Segundo ela, haverá uma nova dinâmica de saída e chegada de pessoas na Região Metropolitana de Salvador.

“Trata-se de uma obra relevante para o comércio e o turismo local. Além de reduzir o período de viagem e dinamizar a economia da região, espera-se que a ponte impulsione os negócios e reduza as desigualdades com geração”, afirmou a autora da indicação.

A deputada comunista lembrou ainda que Maria Felipa é uma filha do município de Itaparica, cidade histórica do nosso estado e que deve ser prestigiada pelo papel estratégico para derrota dos colonizadores.

“Oportuna porque é imperioso valorizar a trajetória de luta das mulheres negras com o fito de desconstruir estereótipos, eliminar preconceitos e dizer não à violência contra pessoas que mais sofrem com a pobreza, machismo e intolerâncias correlatas”, concluiu. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!