• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Onda de calor na América do Sul pode elevar temperaturas a quase 50 graus

Onda de calor na América do Sul pode elevar temperaturas a quase 50 graus

Fenômeno será sentido na região sul do Brasil, em especial no Rio Grande do Sul

Por Da Redação
Às

Onda de calor na América do Sul pode elevar temperaturas a quase 50 graus

Foto: Getty Images

A América do Sul enfrentará nesta semana uma onda de calor intensa e isso pode levar cidades na Argentina, Uruguai e Paraguai a registrem temperaturas recordes, próximas dos 50ºC. O fenômeno também irá repercutir no sul do Brasil, causando uma massa de ar quente e seca que será sentida especialmente no Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem chegar a 40ºC.

Os sinais do aquecimento já estão sendo sentidos desde segunda-feira (10), quando a cidade de San Antonio Oeste, na Patagônia argentina, registrou 42,8ºC, e a província de Mendoza foi colocada sob alerta vermelho. Na terça-feira (11), a previsão máxima de 37ºC para a capital argentina, Buenos Aires, foi superada e os termômetros marcavam 40ºC por volta das 16h do horário local - a maior temperatura desde 1995.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN), a capital argentina enfrenta seu quarto dia mais quente em 115 anos, ou desde que os registros passaram a ser arquivados em 1906. E a expectativa é de um clima mais quente nos próximos dias. Os locais da Argentina que registrarão maior calor devem registrar temperaturas entre 45ºC e 47ºC, de acordo com previsões feitas pela MetSul, empresa de meteorologia gaúcha.

Os termômetros uruguaios devem ficar entre 41ºC e 43ºC.

No Brasil,  as temperaturas mais altas no Rio Grande do Sul devem ser marcadas na região oeste do estado, com máximas entre 10ºC e 15ºC acima da média para esta época do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de perigo para 216 municípios do RS em razão da grande onda de calor.

Segundo o modelo feito pela MetSul, a área da cidade de Uruguaiana poderá sofrer com uma escalada de calor que alcançará máximas de 41ºC e 42ºC nos próximos dias. Até mesmo as regiões consideradas mais frias, como a Serra Gaúcha, podem ter marcas extremas no final da semana, com máximas de até 37ºC em Caxias do Sul e ao redor dos 40ºC nos vales de Farroupilha e Bento Gonçalves.

Na cidade Porto Alegre e região, o calor será ainda maior no final da semana e no próximo fim de semana, com marcas ao redor ou acima dos 40ºC e índices de radiação ultravioleta entre 11 e 16. A Defesa Civil do município pede cuidado extremo e recomenda que a população se proteja do sol, mantenha a hidratação constante e evite exercícios entre 10h e 16h.

A maior temperatura já registrada no Rio Grande do Sul, de acordo com os dados oficiais contabilizados desde 1910, foi de 42,6ºC, nos verões de 1917, em Alegrete, e de 1943, em Jaguarão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário