• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • ONU: dados de satélite mostram vala comum com centenas de corpos na Ucrânia

ONU: dados de satélite mostram vala comum com centenas de corpos na Ucrânia

Cerca de 2 mil pessoas pessoas morreram na guerra

Por Da Redação
Ás

ONU: dados de satélite mostram vala comum com centenas de corpos na Ucrânia

Foto: Unicef/Ashley Gilbertson VII

O Escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) recebeu relatos, baseados em imagens de satélite, sobre uma vala comum com centenas de corpos na cidade portuária de Mariupol, na Ucrânia. A perita Matilda Bogner disse nesta sexta-feira (25), durante coletiva, que uma das imagens mostra cerca de 200 pessoas enterradas. Na ocasião, ela ressaltou que não há comprovação de que todos os corpos sejam civis.

Mais cedo, a ONU emitiu um comunicado condenando o “uso imenso” de armas explosivas em áreas povoadas por forças militares envolvidas na guerra, que já dura um mês. Os armamentos são mísseis, granadas de artilharia pesada e foguetes, bem como ataques aéreos. De acordo com relatos, os ataques ocorrem contra casas e prédios residenciais e administrativos, instalações médicas e educativas, estações de abastecimento de água, e sistemas de eletricidade destruídos em grande escala.

O Escritório de Direitos Humanos destaca que a metodologia da ONU na contagem de baixas no conflito da Ucrânia forneceu um total “muito baixo” de vítimas confirmadas em Mariupol, em grande parte devido às dificuldades de acesso ao local. A chefe dos peritos, Matilda Bogner, contou que líderes do Conselho em Mariupol creem que mais de 2 mil pessoas foram mortas na cidade desde o início da ofensiva da Rússia em 24 de fevereiro. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.