ONU encerra missão de paz no Haiti após 15 anos

Organização agora vai manter apenas um escritório político no país caribenho

Por Da Redação
Às

ONU encerra missão de paz no Haiti após 15 anos

Foto: Divulgação

O Conselho de Segurança da ONU anunciou nesta terça-feira (15) que encerrou a missão de paz de 15 anos no Haiti. A operação será substituída por uma missão política, que começa em meio a uma grave crise política, econômica e social que assola o país.

Numa reunião do Conselho dedicada a reduzir drasticamente a presença das Nações Unidas no país mais pobre do continente americano, a embaixadora norte-americana para a ONU, Kelly Craft, classificou o dia como “histórico”. “Pedimos a todas as partes do Haiti que trabalhem pacificamente para responder aos desafios econômicos e sociais que o país enfrenta”, afirmou a embaixadora, lembrando que os Estados Unidos eram o maior doador bilateral, com 5,2 mil milhões de dólares (4,7 mil milhões de euros) de ajuda desde o terramoto de 2010.

Apesar disso, o relatório da ONU publicado nesta terça aponta que todos os indicadores econômicos e sociais do Haiti estão no vermelho, com o secretário-geral da organização, Antonio Guterres, se mostrando particularmente pessimista com relação ao futuro do Haiti.

“A prolongada crise multidimensional (que afeta o Haiti) desde julho de 2018 mostra poucos sinais de redução ou resolução”, destacou Guterres no informe.

A missão policial e civil Minujusth no Haiti, composta por mil pessoas, terminou nesta terça, e a partir de agora será instalado o Escritório Integrado das Nações Unidas no  Haiti (Binuh). A Minujusth, iniciada em outubro de 2017, sucedeu a missão de paz dos “capacetes azuis” da ONU (Minustah). Criada em 2004 após a expulsão do presidente Jean-Bertrand Aristide por uma insurreição armada e revolta popular, a Minustah teve a participação de tropas brasileiras.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.