• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • ONU inclui Brasil na lista dos países em alerta por questões de direitos humanos

ONU inclui Brasil na lista dos países em alerta por questões de direitos humanos

Michelle Bachelet alerta para indígenas e terrorismo

Por Da Redação
Às

ONU inclui Brasil na lista dos países em alerta por questões de direitos humanos

Foto: Getty Images

A comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, disse nesta segunda-feira (13), durante discurso em Genebra, que o Brasil integra os 40 países que estão no alerta por questões que envolvem direitos humanos. Na ocasião, ela chamou atenção para a lei antiterrorismo e a situação dos povos indígenas. 

Para Bachelet, a forma como a tem sido discutida no país, incluindo disposições “excessivamente vagas e amplas”, apresentam riscos de abusos contra ativistas sociais e defensores dos direitos humanos. Criminalizar movimentos sociais e greves, além de restringir liberdades fundamentais, estão entre os pontos que merecem atenção na legislação proposta pelo governo brasileiro, segundo a comissária. 

Na abertura do Conselho de Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet apontou ainda a situação dos povos indígenas como outra preocupação da comunidade internacional. "Estou alarmada com os recentes ataques contra membros dos povos Yanomami e Munduruku por garimpeiros ilegais na Amazônia", afirmou. Ela destacou que as questões do garimpo ilegal e o fim da demarcação de terras devem ser observadas de perto. Além do Brasil, a ONU incluiu na lista de países que estão no radar internacional Mali, Filipinas, Myanmar, Níger, Ucrânia, China ou Venezuela. 

Nesta segunda, o Projeto de Lei 1595/19, que dispõe sobre as ações contraterroristas, será discutido na Câmara dos Deputados. Além disso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) irá discursar na ONU, em Nova York, nesta semana. O presidente brasileiro, tradicionalmente, é o primeiro chefe de Estado a falar. O discurso será no dia 21.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.