ONU: países em desenvolvimento e sem acesso ao mar precisam de 500 bilhões de investimento em infraestrutura
Para o secretário-geral, a saída é a cooperação para recolocar o transporte dos países sem acesso a litoral nos trilhos

Foto: Pawel Grzegorz/Pixabay
Durante uma reunião no Turcomenistão, a ONU alertou para a dificuldade que os países em desenvolvimento e sem acesso ao mar vivenciam. De acordo com a agência, é necessário um investimento de 500 bilhões para sanar as questões de infraestrutura e conectividade dessas nações.
Aos participantes do evento, o secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que a desaceleração econômica prejudicou a capacidade dos governos financiarem projetos de infraestrutura a longo prazo. Para ele, a saída é a cooperação para recolocar o transporte dos países sem acesso a litoral nos trilhos.
Mais de 500 milhões de pessoas vivem nas 32 nações em desenvolvimento e sem acesso ao litoral. Com a chegada da pandemia de covid-19, as dificuldades para fazer chegar equipamentos vitais para o tratamento contra o vírus e outros itens se apresentaram.
O vice-chefe de gabinete dos Ministros e chanceler do Turcomenistão, Rashid Meredov, disse que apenas por meio da solidariedade e da cooperação, os países sem acesso a litoral poderão conseguir a conectividade.
A mudança climática é outro tema que afeta, desproporcionalmente, os países sem saída para o mar com cheias, padrões de temperatura diferentes, o derretimento das calotas polares e a desertificação. Todos são ameaças grandes à infraestrutura de transporte dessas nações.