ONU pede ajuda para refugiados durante a pandemia
Acnur pede para colocar em prática plano de resposta à propagação do coronavírus

Foto: Divulgação / Acnur
A Agência da ONU para Refugiados (Acnur) fez um apelo mundial em busca de ajuda para o combate do coronavírus. Ela busca US$ 255 milhões (R$ 1,3 bilhão) para amparar os deslocados e migrantes na luta contra a doença. A agência destaca que, entre a população mais vulnerável à pandemia, estão cerca de 70 milhões de refugiados, mais de 80% dessas pessoas esta vivendo em países que não possuem sistema de saúde de qualidade.
Alguns países em que essas pessoas residem já estão enfrentam uma crise humanitária. A intenção é fornecer equipamentos laboratoriais para testes e suprimentos médicos para tratamento dos doentes afetados pelo coronavírus nas regiões aonde atua. Além disso, fará instalações de locais para lavagem de mãos em assentamentos e acampamentos.
O fundo também possibilitará a divulgação de campanhas informativas de prevenção. Outro projeto que será possível com o financiamento será a transferência de equipe de trabalho humanitário e envio de suprimentos para regiões com maior demanda.