Operação conjunta fiscaliza produção e venda de bebidas alcoólicas em Salvador
Ação conjunta busca irregularidades no uso de metanol em bebidas alcoólicas

Foto: ASCOMDPT
A Polícia Técnica da Bahia integrou, nesta terça-feira (14), mais uma etapa da Operação Bebidas Etílicas, deflagrada em Salvador com o objetivo de fiscalizar a produção e a distribuição de bebidas alcoólicas. A iniciativa, que conta com a atuação conjunta da Polícia Civil, PROCON, DECON, CODECON e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), tem como foco a detecção de possíveis irregularidades envolvendo o uso de metanol.
Durante a operação, amostras de diferentes tipos de bebidas foram coletadas para análise laboratorial. Segundo a perita criminal Jéssica Gomes, “todo material coletado será analisado pela Coordenação de Química e Bromatologia Forense, do Laboratório Central de Polícia Técnica. Após a conclusão, os laudos serão encaminhados à autoridade requisitante para subsidiar o inquérito policial”.
O diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva, ressaltou a importância da atuação integrada entre os órgãos participantes. “Essa ação reforça o papel essencial da perícia na proteção da saúde pública e no combate à produção irregular de bebidas. A integração entre os diferentes órgãos de fiscalização e investigação potencializa os resultados e demonstra o compromisso conjunto com a segurança e o bem-estar da população”, afirmou.
Ao longo da manhã, três estabelecimentos foram fiscalizados na capital baiana. As análises laboratoriais devem indicar se houve adulteração ou contaminação nas bebidas comercializadas.