Operação do Ministério Público da Bahia desmonta maior rede de tráfico de aves silvestres do país
Ação, deflagrada na manhã desta quarta-feira (29), aconteceu em três estados

Operação do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (29), 21 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro integrantes da maior organização criminosa de tráfico de aves silvestres do país.
Na Bahia, as ações aconteceram nos municípios de Monte Santo e Valente. No Rio de Janeiro, em Magé, Guapimirim, Rio das Ostras, Cabo Frio e Casimiro de Abreu. Já em Minas Gerais, nas cidades Almenara e Divisópolis.
De acordo com o MP, a organização criminosa investigada é especializada na captura, transporte, receptação e comercialização ilegal de animais silvestres, principalmente aves de canto. Para executar o esquema, o grupo atuava com estrutura complexa e ramificada a partir de núcleos bem definidos de fornecedores, transportadores, financiadores e receptadores, operando em larga escala e com divisão de tarefas.
As investigações revelaram que os animais eram “encomendados” por espécie e quantidade, capturados em áreas rurais da Bahia e de Minas Gerais, mantidos em cativeiros precários e transportados para receptadores localizados principalmente no estado do Rio de Janeiro.
A ação faz parte da segunda fase da "Operação Fauna Protegida", que articula os Ministérios Públicos da Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro com o objetivo fortalecer a atuação na repressão qualificada ao tráfico de animais e crimes correlatos. O líder da organização foi preso em setembro deste ano, na primeira fase da operação. A identidade do homem não foi divulgada.
Confira o vídeo:


