Operação Verde Brasil registra diminuição de focos de incêndio na Amazônia
Número de focos de incêndio em Rondônia reduziu de 400 para 24

Foto: Isac Nóbrega/PR I Abastecimento com água da Aeronave Hércules C-130 da Força Aérea Brasileira utilizado para combater os incêndios na Amazônia.
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (28) as Forças Armadas anunciaram que a Operação Verde Brasil registrou diminuição nos focos de incêndio nos últimos dias na Floresta Amazônia.
A operação que reuniu várias agências em torno do combate aos incêndios na Amazônia Legal apontou sinais positivos no local. Mas, apesar de sinais positivos apresentados, ainda não há expectativa para a exclusão total do fogo nos próximos dias.
De acordo com Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) os focos de incêndio espalhados e mais intensos estavam nos estados do Norte e Nordeste do país, como: Rondônia, Amapá, Pará e Maranhão. Os piores dias foram os do domingo (25) e segunda-feira (26) registrando melhora somente nos dois dias seguintes.
No estado de Rondônia o número de focos de incêndio reduziu de 400 para 24.
Apesar dos resultados serem positivos, o chefe do Centro Especializado Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Gabriel Zacharia, informa que as medidas devem continuar a todo vapor.
O twitter oficial do Ministério da Defesa, compartilhou nesta quarta um 'Diário de Operações' da Operação Verde Brasil. Confira:
Investigações
Na coletiva, o Ministério da Defesa informou que 400 pontos de calor foram registrados na região da Amazônia Legal e que há 19 delegacias responsáveis pela apuração e responsabilização de possíveis atos criminosos na área.
Na última sexta-feira (23), o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios na região.