Operador ligado a deputado Dal Barreto passa a usar tornozeleira eletrônica; decisão ocorre seis dias depois da sexta fase da Operação Overclean
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dal Barreto declarou patrimônio de cerca de R$ 7,3 milhões

Foto: Reprodução
O operador financeiro do deputado federal Dal Barreto (União Brasil), Ubaldo Neto, começou a usar tornozeleira eletrônica. A medida foi aplicada nesta segunda-feira (20), após ele se apresentar à sede da Polícia Federal em Salvador.
A decisão ocorre seis dias depois da sexta fase da Operação Overclean, deflagrada na terça-feira (14), quando agentes apreenderam o celular do parlamentar no Aeroporto de Salvador e cumpriram mandados de busca em um imóvel e em um posto de combustíveis pertencentes a ele, ambos em Amargosa, no Vale do Jiquiriçá.
A Operação Overclean tem como objetivo desarticular uma organização suspeita de envolvimento em fraudes em licitações, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dal Barreto declarou patrimônio de cerca de R$ 7,3 milhões, incluindo terrenos, helicóptero, prédios comerciais, empresas e fazendas. Nascido em Amargosa, o deputado tem 46 anos e é casado.
Na trajetória política, foi candidato a prefeito de Amargosa pelo Democratas em 2008, sem sucesso. Em 2018, foi eleito deputado estadual pelo PCdoB e, em 2022, deputado federal pelo União Brasil.
Na Câmara, votou a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/2021, conhecida como PEC da Blindagem, e da urgência para o Projeto de Lei (PL) 2162/2023, que prevê anistia a condenados por atos golpistas.
Durante as buscas, a Polícia Federal apreendeu documentos e veículos de luxo encontrados na casa do parlamentar. A corporação não informou oficialmente as suspeitas que motivaram a operação, mas apurações indicam uma possível ligação de Dal Barreto com alvos anteriores da investigação.