/

Home

/

Notícias

/

Editorial

/

Oportunidade no Brasil

Notícias
Editorial

Oportunidade no Brasil

Confira nosso editorial deste sábado (20)

Por Editorial
Oportunidade no Brasil
Foto: Allana Ferreira

Nos últimos anos, milhares de venezuelanos buscam o Brasil para melhores condições, oportunidades e liberdade para recomeçar a vida. Muitos, após se estabelecer, avançam e conseguem emprego via Operação Acolhida do Governo Federal, que acolheu 19,3 mil venezuelanos em 2020, segundo levantamento apresentado recentemente pelo Ministério da Cidadania.

A ação do Governo Federal foi desenvolvida para receber, abrigar e proteger os venezuelanos refugiados da crise provocada pelo regime ditatorial no país vizinho. 

Ao todo, desde 2018, 46,5 mil migrantes venezuelanos foram interiorizados para 645 cidades brasileiras de todas as regiões do país. Destes, 41,6 mil tiveram essa oportunidade na atual gestão do Governo Federal. 

Os municípios que mais receberam os novos moradores foram Manaus (4.931), Curitiba (3.073) e São Paulo (3.033).

O Subcomitê Federal de Interiorização, coordenado pelo Ministério da Cidadania, é responsável pelo processo de aprovação da transferência dos imigrantes das cidades de fronteira (Pacaraima e Roraima) para outros estados brasileiros. Essa é apontada como principal estratégia do governo brasileiro para promover a inclusão socioeconômica daqueles que chegam.

Os migrantes e refugiados são reconhecidos como sujeitos de direitos e todos os atores da interiorização trabalham para que seu deslocamento seja realizado de maneira voluntária, informada, segura, digna e, para aqueles que não possuem recursos, para custear a viagem. No Brasil, mais de 265 mil migrantes e refugiados venezuelanos solicitaram regularização migratória.

A interiorização é o principal diferencial dessa operação, não à toa reconhecida mundialmente, e reforça que o Brasil tem história de solidariedade. É, além de tudo, um trabalho para devolver dignidade e otimismo ao indivíduo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102