Organizadores dos Jogos Olímpicos correm contra o tempo para garantir realização do evento

Enquanto o número de casos de Covid cresce no Japão, organizadores lutam contra a pressão popular e logística

[Organizadores dos Jogos Olímpicos correm contra o tempo para garantir realização do evento]

FOTO: Reprodução/LivreSurf

Apesar dos protestos do público, do ceticismo das partes interessadas e do estado de emergência em curso em Tóquio e outras cidades, os organizadores afirmam que as Olimpíadas ocorrerão no segundo semestre deste ano. Já adiada por um ano por causa da pandemia do coronavírus, as Olimpíadas estão programadas para acontecer de 23 de julho a 8 de agosto e as Paralimpíadas de 24 de agosto a 5 de setembro.

O revezamento da tocha olímpica, já impactado pela pandemia, continua sua jornada pelo país asiático, e quatro provas de vôlei, mergulho, maratona e atletismo foram realizadas no início de maio como testes. Mais de 11 mil atletas de 207 diferentes Comitês Olímpicos Nacionais participaram dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, e mais de 7,8 mil atletas já garantiram uma vaga para competir em Tóquio.

Dadas as medidas rígidas de saúde e segurança que estão sendo implementadas, esta edição da Olimpíada será diferente de qualquer outra. Em abril, os organizadores lançaram a segunda versão de um manual descrevendo vários protocolos da Covid-19.

Entre as medidas estão procedimentos detalhados sobre os testes, incluindo todos os participantes fazendo dois testes Covid-19 antes de entrar no Japão. Os atletas e os outros envolvidos nas competições serão testados todos os dias. Se um atleta testar positivo para a doença, ele terá que se isolar e não terá permissão para competir, mas um outro teste será realizado a partir da mesma amostra se o primeiro teste for positivo ou inconclusivo.

Os participantes também terão que baixar dois aplicativos para postar relatórios de saúde e rastreamento de contato enquanto estiverem no Japão. Os atletas receberão um smartphone na chegada à vila olímpica e paraolímpica para ajudar a registrar detalhes de saúde. Torcedores estrangeiros já foram proibidos de participar das Olimpíadas e Paraolimpíadas. Em junho, a organização deve anunciar se vai permitir a participação de torcedores japoneses. 

Os atletas também foram instruídos a usar veículos dedicados aos Jogos, em vez de transporte público, para viagens e não visitar áreas turísticas, lojas, restaurantes, bares ou academias. Todas as suas refeições devem ser feitas em áreas dedicadas a isto. Os atletas também estão sob instruções para deixar o Japão até 48 horas após o término da competição.

As vacinas estão sendo vistas como parte da "caixa de ferramentas" de medidas durante as Olimpíadas, e o Comitê Olímpico Internacional (COI) diz que está trabalhando com os países para incentivar e auxiliar todos os atletas, oficiais e partes interessadas a serem vacinados.

No entanto, não será obrigatória a vacina para participar dos Jogos. A distribuição da vacina no Japão até agora tem sido muito mais lento do que em outros países. Até 10 de maio, o país havia distribuído 4,4 milhões de doses de vacina à sua população de 126 milhões de pessoas. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!