"Os casos que estamos vendo são apenas a ponta do iceberg", afirma OMS
Alguns países seguem relatando queda na taxa dos testes da Covid-19

Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, afirmou nessa quarta-feira (16) que o aumento global no número de casos de Covid-19 são "apenas a ponta do iceberg". Segundo o órgão, alguns países relataram redução das testagens.
“Esse aumento está ocorrendo apesar das reduções nos testes em alguns países, o que significa que os casos que estamos vendo são apenas a ponta do iceberg”, afirmou.
Na última semana, os diagnósticos positivos aumentaram 8% no mundo, na comparação com a semana anterior. Para a OMS, “a pandemia só terminará em algum local quando terminar em todos.”
Na China, local originário do vírus, os novos casos registrados em 2022 já superam o número total registrado em 2021. Em razão de surtos ocasionados pela variante Ômicron em Xangai a Shenzhen, a economia do país está ameaçada.
Além disso, todas as empresas, exceto pelas essenciais, tiveram que pausar operações ou implementar trabalho em casa. .
Já na Alemanha, um novo recorde de casos positivos também foi registrado, com aumento de 22% em relação a semana anterior. O número de casos voltou a crescer no início de março, após a flexibilização de normas sanitárias.
No entanto, segundo o governo alemão, não há mais um grande risco de sobrecarregar o sistema de saúde devido às vacinas.