Osba apresenta “Ondinas” com formação exclusivamente feminina em Salvador
Apresentação integra a Série Carybé e traz repertório de Mozart, Dvořák, Bozza e Chiquinha Gonzaga

Foto: Caio Lírio
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta nesta quinta-feira (4), às 19h, no Teatro do Goethe-Institut, o concerto “Ondinas”, parte da Série Carybé, dedicada à música de câmara. A apresentação reunirá nove musicistas da Osba e a violinista convidada Ana Zanata em uma formação totalmente feminina.
O programa inclui obras de Mozart, Dvořák e Eugène Bozza, além de duas peças de Chiquinha Gonzaga, com arranjos da trompetista da Osba, Alana Rana. O objetivo é aproximar o público das composições e oferecer uma experiência mais intimista.
Para a violinista Mariana Krewer, a apresentação destaca a força feminina na Orquestra. “É uma grande honra representar neste evento, ao lado das minhas colegas, as mulheres da Orquestra Sinfônica da Bahia. Considero-me feminista desde a juventude e vejo como crucial o protagonismo feminino na sociedade e na música. Acho muito legal que a Osba tenha nos dado essa responsabilidade de montar este concerto”, afirmou.
Sobre a escolha do repertório, Krewer explicou “Temos obras tradicionais, como o quinteto de cordas de Dvořák, além de um quarteto e um quinteto de Mozart para flauta e trompa, respectivamente. Contamos ainda com um duo para Trompete e Trompa, do Eugène Bozza. E, para representar a mulher brasileira, incluímos duas músicas da Chiquinha Gonzaga, que, no concerto, serão interpretadas com um arranjo feito pela nossa trompetista Alana Rana, para termos todas juntas no palco”.
A Série Carybé leva o nome do artista plástico argentino naturalizado brasileiro Carybé (1911-1997) e valoriza formações menores, permitindo maior proximidade entre músicos e público.
Serviço:
Data e hora: 04/09, 19h
Local: Teatro do Goethe-Institut (Corredor da Vitória, Salvador)
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), à venda pela Sympla
Solistas: Andréa Bandeira (flauta), Solamy Oliveira (clarineta), Josely Saldanha (trompa), Alana Rana (trompete), Ana Zanata e Mariana Krewer (violinos), Laura Jordão e Laís Guimarães (violas), Tatiana Crilova (violoncelo) e Jéssica Albuquerque (contrabaixo)
Programa:
Eugène Bozza – Contrastes IV para Trompete e Trompa
Mozart – Quarteto para Flauta em Dó maior, K. Anh.171/285b
Dvořák – Quinteto para Cordas nº 2 em Sol maior, Op. 77: I movimento
Mozart – Quinteto para Trompa em Mi bemol maior, K. 407
Chiquinha Gonzaga – Corta Jaca (Arr. Alana Rana)
Chiquinha Gonzaga – Atraente (Arr. Alana Rana)