Otto Alencar nega ter prescrito cloroquina para Marcos do Val
O senador baiano afirmou que receitou o medicamento como antiiflamatório

Foto: Agência Senado
O senador Otto Alencar (PSD-BA) desmentiu, nesta quinta-feira (27), o senador Marcos do Val (Podemos-ES), após ele afirmar durante uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid, de que Alencar teria prescrito cloroquina para curar Covid. As informações são do portal O Antagonista.
Segundo o senador baiano, ele teria recomendado o medicamento como antiinflamatório e não como um antiviral, como disse Marcos do Val.
“Em maio de 2020, quando ele contraiu a doença, perguntou a mim numa conversa informal sobre o protocolo que se usava. Expliquei ao colega senador que à época, em ambiente hospitalar, na Bahia, após eletrocardiograma, estava se usando hidroxicloroquina como antiinflamatório, mas que a dexametasona era mais eficiente” , afirmou senador.
“Essa foi uma explicação que dei há um ano. Depois de estudos científicos que a droga não tinha efeito e, consequentemente, foi descartado o uso. Hoje, para controlar o processo inflamatório se usa dois corticoides: prednisolona ou dexametasona. Hidroxicloroquina nunca foi medicação para cura da covid-19 ”, completou.


