Pacheco aconselhou Alcolumbre a cancelar sabatina de Jorge Messias no Senado, diz colunista
Orientação ocorreu diante da ausência de envio da mensagem presidencial ao Congresso sobre a indicação ao STF

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) orientou o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), a cancelar a sabatina de Jorge Messias, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF). A sessão estava marcada para 10 de dezembro. A informação é da colunista Tainá Falcão da CNN Brasil.
Antes da recomendação, Alcolumbre avaliava manter a sabatina. Líderes próximos ao presidente do Senado, porém, defenderam que o processo só poderia avançar após o envio da mensagem presidencial formalizando a indicação. Até agora, a escolha de Lula foi apenas publicada no Diário Oficial da União, sem ser encaminhada ao Congresso.
A sugestão de Pacheco foi bem recebida pelo Palácio do Planalto, que viu no gesto uma tentativa de facilitar o diálogo entre Messias e a cúpula do Legislativo.
O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), comunicou na terça-feira (2) o cancelamento da sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, indicado pelo presidente Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em comunicado à imprensa, Alcolumbre informou que o calendário foi definido seguindo o padrão adotado em indicações anteriores e visando evitar a postergação da sabatina para o próximo ano.
No entanto, segundo o presidente, "o Senado foi surpreendido com a ausência do envio da mensagem escrita referente à indicação", o que impede a realização da sabatina.
"Essa omissão, de responsabilidade exclusiva do Poder Executivo, é grave e sem precedentes. É uma interferência no cronograma da sabatina, prerrogativa do Poder Legislativo", afirmou.
O cancelamento, de acordo com Alcolumbre, busca evitar uma possível alegação de vício regimental no trâmite da indicação.

