Pacote Anticrime avança

[Pacote Anticrime avança]

FOTO: Reprodução

Tudo caminha de acordo com o planejamento do ministro Sergio Moro após a desidratação do Pacote Anticrime na Câmara dos Deputados. Como sugeriu Moro, o projeto, apresentado pelo governo federal (e também com propostas do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal), passou – ontem à noite – pelo Senado sem mudanças. 

Apesar de não conter diversos pontos importantes da proposta original, a celeridade no processo de enviar à sanção presidencial significa colocá-lo o quanto antes em funcionamento e, portanto, dotar o Brasil de um mecanismo mais sólido e moderno à luta contra o crime. 

A crítica de Moro quanto a uma exclusão continua relevante e deve ser repensada no futuro: ficaram de fora o excludente de ilicitude, que beneficia policiais que matam durante operações; a prisão após condenação em segunda instância e o plea bargain (possibilidade de criminosos concordarem com uma condenação branda em troca de confissão sem a necessidade de julgamento). 

São três pontos que chegaram polêmicos aos parlamentares, um tanto influenciados pela opinião pública e pressões externas e barulho da oposição, por isso não foi devidamente analisado como poderiam ser. 

No entanto, avançar com o Pacote Anticrime sem eles foi a decisão correta do Senado. Qualquer alternação no texto levaria o projeto de volta à Câmara e sabe-se lá quando sua tramitação voltaria ao plenário – certamente em 2020 e com uma corriqueira morosidade da Casa. 

O excludente de ilicitude, por exemplo, foi amplamente explicado pelo próprio ministro Moro do que realmente se tratava, desmentindo alarmismos. A proposta dizia respeito a uma situação em que alguém sofre uma agressão, reage em legítima defesa e age com excesso por conta de uma perturbação psíquica, nada genérico ou uma blindagem única a policiais, como pregaram após os casos do assassinato pela PM do Rio da menina Ágatha ou dos excessos da PM paulista em Paraisópolis.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!