Pacote com leis que permite bloquear redes sociais dos EUA é aprovada pelo parlamento russo
Duas leis são contempladas

Foto: Getty Images
Nesta quarta-feira (23), a Duma, Câmara Baixa do Parlamento russo aprovou um pacote de leis que vai permitir ao Kremlin restringir acesso à redes sociais americanas como Facebook e Twitter, caso elas "discriminem" a mídia russa e aplicar grandes multas se as redes não deletarem o conteúdo banido pelo governo. As mídias sociais são os principais canais para expressar descontentamento na Rússia.
De acordo com os autores da lei, as infrações cometidas pelo YouTube e pelo Facebook justificam a legislação, como parte de uma iniciativa do Kremlin para aumentar a "soberania" russa na internet.
O pacote contempla duas leis. A primeira vai permitir ao governo restringir ou bloquear totalmente o acesso a sites que receberem reclamações de veículos russos de mídia sobre suposta discriminação por parte de Twitter, Facebook ou Youtube.
Já a segunda legislação, vai permitir ao governo russo multar provedores de internet e sites entre 10% e 20% de seu faturamento por insistirem em não remover conteúdo proibido de suas plataformas.
As regras ainda precisam ser aprovadas pelo Senado russo e sancionadas pelo presidente Vladimir Putin.