Padilha recebe visto dos EUA para participar de eventos da ONU e OPAS
Ministro da Saúde, no entanto, teve o acesso restringido no país e poderá circular apenas entre cinco quarteirões

Foto: Taysa Barros/MS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, recebeu o visto dos Estados Unidos nessa quinta-feira (18) para participar de dois eventos internacionais com ministros da Saúde de diferentes países em Nova York e em Washington. A confirmação foi feita por ele.
"Eu recebi o visto hoje, naquilo que é obrigação de um país que tem um acordo sede com organismo internacional da ONU e da OPAS, que tem que garantir o acesso de uma autoridade convidada para esse evento. Então recebi o visto hoje. São dois momentos, tanto a assembleia geral da ONU, quanto a assembleia geral da OPAS", disse Padilha.
Antes de ser autorizado, o ministro chegou a afirmar que não estava "nem aí" caso o pedido, que foi feito pelo Ministério das Relações Exteriores, fosse rejeitado pelo governo de Donald Trump.
"Esse negócio do visto eu to igual aquela música: "Tô nem aí", sabe? Vocês tão mais preocupados com o visto do que eu, certo? Tô nem aí. Eu acho que só fica preocupado quem quer ir para os Estados Unidos. Eu não quero ir para os Estados Unidos", disse Padilha.
Padilha foi convidado para uma reunião na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, e para um encontro da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em Washington, capital norte-americana.
O chefe da pasta afirmou que deve comparecer ao evento da OPAS, mas ainda avalia a ida sobre o evento da ONU.
EUA restringem circulação de ministro
De acordo com interlocutores brasileiros ouvidos pelo jornal O Globo, as autoridades americanas determinação que Padilha circule apenas quarteirões entre o hotel e a sede as Organização das Nações Unidas (ONU) e representações do Brasil ligadas ao organismo.
O ministro foi o último da comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a receber o visto para entrar nos EUA. Ele estava com o visto vencido desde 2024.
Lula e a comitiva embarcarão para Nova York no próximo domingo (21).