• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • PEC da Blindagem: Motta é acusado de acelerar votação da proposta sem diálogo com senadores e Alcolumbre defende 'tramitação normal' na CCJ

PEC da Blindagem: Motta é acusado de acelerar votação da proposta sem diálogo com senadores e Alcolumbre defende 'tramitação normal' na CCJ

Senadores afirmam que o texto, aprovado na terça-feira (16), tem 'exageros' e não deve avançar no Senado

Por Da Redação
Às

PEC da Blindagem: Motta é acusado de acelerar votação da proposta sem diálogo com senadores e Alcolumbre defende 'tramitação normal' na CCJ

Foto: Reprodução/ Agência Senado | José Cruz/Agência Brasil

Aliados do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), afirmaram na quarta-feira (17), que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), agiu por conta própria e colocou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem em votação sem dialogar com os senadores.

Conforme divulgado pela TV Globo, Motta só buscou dialogar com Alcolumbre depois da meia-noite, mais de três horas após o texto principal da proposta ter sido aprovado no plenário da Câmara, na terça-feira (16).

Com o recebimento do texto no Senado, ainda na quarta-feira, Alcolumbre o encaminhou para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e declarou que a proposta terá uma "tramitação normal" e "dentro do regimento", ao contrário do proposto por Motta na Câmara, onde avançou de forma exagerada.

Já na CCJ, o texto será analisado para possível aprovação na comissão, no entanto, o senador Otto Alencar (PSD-BA), que preside a comissão, já se manifestou contrário a PEC da Blindagem. Nesta nova etapa, a PEC não terá prioridade e deve enfrentar um longo caminho até a votação.

A proposta ainda apresenta demais desafios para a aprovação. Senadores que antes defendiam a PEC, como integrantes do PL, afirmam que não é mais possível adotar a mesma postura. O voto secreto é uma das condições que tornam inviável o apoio dos senadores.

O eleitorado categorizou a medida como excessiva e de difícil defesa, e inclusive, senadores mais radicais da oposição como Eduardo Girão (Novo-CE) e Jorge Seif (PL-SC), reconheceram "exageros" no texto aprovado pelos deputados.

LEIA TAMBÉM:
"Não é uma coisa séria", afirma Lula sobre PEC da Blindagem
Câmara aprova em dois turnos PEC que dá blindagem inédita ao Congresso em resposta ao STF
Hugo Motta promete destravar votação do Imposto de Renda após gesto a Lula

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário