Países de língua portuguesa buscam acordo para facilitar livre circulação
Conferência da CPLP teve a presença do vice-presidente Hamilton Mourão

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou um acordo de mobilidade que promete facilitar a circulação de pessoas nos países do grupo, ou seja, a concessão de visto e autorizações de residência.
O evento contou com o vice-presidente da República Hamilton Mourão, o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, o secretário de Assuntos Estratégicos, Flavio Rocha, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Augusto Pestana.
Segundo a nota do acordo firmado, o Itamaraty diz que, “uma vez em vigor, o instrumento facilitará a circulação de cidadãos entre os países da Comunidade, permitindo o adensamento progressivo da mobilidade no espaço da CPLP, que abrange 270 milhões de pessoas”.
O evento também definiu que Angola exercerá a presidência da CPLP pelos próximos dois anos. Atualmente, a o grupo conta com os seguintes países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


