Países sul-americanos ajudam a combater os incêndios na Floresta Amazônica
Bolívia contratou empresa privada americana para combater os incêndios no local

Foto: Agência Brasil
Os países vizinhos do Brasil, que também compartilham parte do território da Floresta Amazônica, ofereceram ajuda ao Brasil para combater as queimas que vêm ocorrendo há quase três semanas na maior floresta tropical do mundo.
A Amazônia abrange oito territórios da América do Sul, dentre eles: o Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Colômbia
Na quinta-feira (22) a Colômbia ofereceu ajuda ao Brasil, assim como propôs que os dois países juntamente ao Equador e Peru passem a atuar conjuntamente para prevenir e combater futuros incêndios no local.
Ainda ontem, o presidente do Equador afirmou em post na sua conta oficial do Twitter que entrou em contato com o Presidente, Jair Bolsonaro deixando disponível um avião que seria capaz de transportar três abrigadas de bombeiros especialistas.
“Conversei com Bolsonaro para colocar à disposição um avião que transportaria três brigadas de especialistas em combate a incêndios florestais e em investigação ambiental que podem ajudar a mitigar a tragédia na selva amazônica”, afirmou em o presidente do Equador em post.
Guiana Francesa
O território da Guiana Francesa é comandado pela França, o que garante a nação europeia parte de um pequeno pedaço da Amazônia.
O presidente da França, Emannuel Macron, afirmou ontem estar muito preocupado com a situação da Floresta, declarando discutir o assunto na próxima reunião do G7 que acontece neste sábado (24) na França.
O presidente, Jair Bolsonaro, não reagiu bem ao anuncio de Macron e classificou a ação do presidente francês como 'colonialista'.
Os países europeus, estão criado obstáculos econômicos e políticos para o Brasil, tentando incentivar o combate dos incêndios na Amazônia.
O presidente brasileiro afirmou hoje que o governo nacional enviará o Exército para combater as queimadas na Amazônia por meio de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Bolívia
Grande parte do território da Bolívia está sendo afetado pelos incêndios na Floresta. O país contratou uma empresa privada norte-americana especializada em combater grandes incêndios.
Atualmente os incêndios estão ameaçando destruir o Parque Nacional Otuquis, localizado há uma área próxima à Tríplice Fronteira da Bolívia, Brasil e Paraguai.
A empresa, que chegou na Bolívia na madrugada nesta sexta-feira (23), mandou um avião que transporta até 74,2 mil litros de retardante de chamas e de água.
Peru
O Ministério do Meio Ambiente do Peru relatou, em nota, que neste ano já foram registrados 16 incêndios florestais, sendo que 14 destes estão sob áreas de proteção.
O ministério ainda informou que mais de 180 guarda-parques estão a postos em reservas naturais, prosseguindo com medidas de precaução para evitar que o fogo fuja do controle.
A chancelaria peruana anunciou ter se solidarizado e manifestado sua preocupação aos países sul-americanos já afetados pelos incêndios na Amazônia.