Pandemia: 43% dos brasileiros acreditam que economia só vai ser recuperada após dois anos
Levantamento foi realizado entre 1 e 3 de junho pela Febraban

Foto: Reprodução
Com o objetivo de avaliar as expectativas de mudanças de comportamento econômico-financeiro depois da pandemia de Covid-19, a Federação Brasileiros dos Bancos (Febraban) realizou uma pesquisa em que mostra que 43% dos brasileiros acreditam que a economia brasileira só vai ser recuperada dos impactos da Covid-19 após dois anos.
A maioria dos entrevistados disse que vai manter ou até aumentar a frequência em supermercados (78%) e salões de beleza (64%). Em relação a bares e restaurantes, 47% afirmaram que a frequência será mantida ou aumentada, mas 46% disseram que pretendem diminuir esse tipo de lazer.
Em relação aos shoppings, que em alguns estados já foram reabertos, 47% disseram que a frequência será mantida e aumentada e 45% afirmaram que vão reduzir a frequência. Apenas 8% dos entrevistados afirmaram que não tiveram alterações financeiras durante esse período.
Entre 84% e 82% dos entrevistados afirmaram que não pretendem recorrer a empréstimos para comprar moto ou carro (84%), casa ou apartamento (83%) e material de construção (82%).
A levantamento foi realizado entre os dias 1 e 3 de junho com mil pessoas de todas as regiões do país, com idades entre 18 e mais de 60 anos. Todos os entrevistados têm conta em banco. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95,5%.


