Pandemia pode provocar redução de até 28% no faturamento de clubes brasileiros

A redução seria de até R$ 1,7 bilhão

[Pandemia pode provocar redução de até 28% no faturamento de clubes brasileiros ]

FOTO: Yuri Laurindo/CBF

Segundo estudo feito pelo banco Itaú aponta que a pandemia de Covid-19 pode provocar uma queda de até 28% no faturamento dos times brasileiros de futebol. Tal resultado será devido a um colapso de até 80% da arrecadação de bilheteria e 50% da receita gerada através da venda de atletas, diz o estudo do economista Cesar Grafietti.

Diante disso, haveria uma redução de 1,3 a 1,7 bilhão de reais (22% a 28%) em comparação com os 5,8 bilhões de reais arrecadados em 2019. O estudo foi baseado nas 24 principais equipes do ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incluindo 18 das 20 que jogaram na Série A em 2019.

O impacto financeiro tende a crescer ainda mais entre times grandes e pequenos. Nos últimos dois anos, Flamengo e Palmeiras, os dois últimos campeões do Brasileirão, se distanciaram economicamente dos demais, graças a um aumento considerável de sua renda, o que os coloca "em uma vantagem competitiva importante", pontua o estudo.

Graças aos seus dois títulos (do Campeonato Brasileiro e da Libertadores), e ao vice-campeonato do Mundial de Clubes, o faturamento do Flamengo saltou de 559 milhões de reais em 2018 para 841 milhões no ano seguinte. O Palmeiras faturou 635 milhões de reais no ano passado.

Os números dos dois clubes é muito superior ao de um grupo de times formado por Internacional, Grêmio, São Paulo, Santos, Corinthians e Athletico Paranaense, cujas receitas variam de 300 a 400 milhões de reais.

Ainda segundo o relatório, em 2019 os clubes brasileiros cresceram em receitas mas também em custos. Aumentaram investimentos mas junto subiram as dívidas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!