Pandemia reduz doações de sangue na Bahia
Hemoba alerta para nível crítico em todas as unidades do Estado

Foto: Reprodução / Correio
A queda no número de doadores de sangue, devido à pandemia do coronavírus, faz a Hemoba alertar com relação ao nível crítico dos estoques em todas as unidades de coleta da Bahia. A Fundação informa que antes das medidas de distanciamento social, as 24 unidades da Hemoba chegavam a receber cerca de 12 mil candidatos à doação por mês, resultando em uma média de 10 mil bolsas de sangue coletadas.
Atualmente, o número de candidatos mensal caiu para 10 mil e o de bolsas coletadas para sete mil.
A Hemoba informa que adotou medidas preventivas para atender os voluntários à doação de sangue com segurança e evitar o contágio pela Covid-19. Logo na entrada, há medição de temperatura corporal dos doadores. Na sala de espera, as cadeiras foram isoladas para evitar o contato próximo entre os doadores. Já na sala de coleta as poltronas de doação estão distanciadas por mais de um metro e são higienizadas após cada doação.
O voluntário precisa se apresentar em uma das unidades da Hemoba, usando máscara e portando documento original com foto, e ter entre 16 e 69 anos de idade. Apesar das indicações de idade do doador não terem sido alteradas, é recomendado que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa. O candidato também deve pesar acima de 50 kg, estar bem descansado e alimentado, não fumar por, pelo menos, duas horas antes da doação e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
A doação de sangue também está funcionando com hora marcada. Os agendamentos podem ser feitos pelo site, e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br ou pelo telefone (71) 3116-5643.


