• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Partido governista no Japão garante vitória em eleições após assassinato de Shinzo Abe

Partido governista no Japão garante vitória em eleições após assassinato de Shinzo Abe

Partido Liberal Democrata (PLD) ganhou maioria no Senado

Por Da Redação
Ás

Partido governista no Japão garante vitória em eleições após assassinato de Shinzo Abe

Foto: Reprodução/BandNews TV

O partido que governa o Japão obteve nas eleições para o Senado do último domingo (10) votos suficientes para formar uma ampla maioria, dois dias após o assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe. Com o resultado, o atual primeiro-ministro, Fumio Kishida, pode consolidar seu poder. O Partido Liberal Democrata (PLD) e o partido Komeito, seu aliado, reforçaram seu domínio com mais de 75 das 125 cadeiras da Câmara Alta, de acordo com a imprensa japonesa.

Os dois partidos fazem parte do que agora é uma supermaioria de dois terços disposta a alterar a Constituição pacifista do país, um objetivo de longa data de Abe. Mesmo antes do assassinato, o PLD e Komeito avançavam para fortalecer sua maioria. A morte de Abe na sexta-feira (8) ofuscou a votação, mas Kishida insistiu que o choque provocado pelo crime não iria interromper o processo democrático.

Ao admitir a derrota, Kenta Izumi, líder do opositor Partido Democrático Constitucional disse que estava claro que "os eleitores não queriam mudar", segundo a Kyodo News. A taxa de participação nas eleições foi de 52%, segundo os últimos dados disponíveis na manhã de segunda-feira (11).


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.