Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas com 21 votos em eleição indireta

Dantas vai exercer um mandato-tampão, válido até o dia 31 de dezembro de 2022

[Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas com 21 votos em eleição indireta ]

FOTO: Reprodução/Twitter

Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador de Alagoas em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE) na tarde deste domingo, 15. Dantas terá como vice-governador, o médico José Wanderley Neto (MDB). Os parlamentares foram eleitos pelos deputados estaduais e vão exercer um mandato-tampão, válido até o dia 31 de dezembro de 2022.

Apoiado pelo grupo político comandado pelo senador Renan Calheiros (MDB), Dantas teve 21 votos. Davi Maia (União), Cabo Bebeto (PL), e Danúbia Barbosa (Avante) tiveram um voto cada um. O deputado Antônio Albuquerque (PTB) votou em branco. Dois deputados faltaram à sessão.

A eleição aconteceu sub judice, pois ainda tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) uma ação movida pelo PP, partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, que questiona as regras da eleição.

O mandato-tampão é chamado assim porque ele é válido somente pelo período que falta para concluir o mandato dos antecessores, Renan Filho (MDB) e Luciano Barbosa (MDB), que renunciaram aos cargos de governador e vice, respectivamente, até que os eleitos por votação direta em outubro iniciem o mandato em 1º de janeiro de 2023. 

Em uma rede social, o senador Renan Calheiros (MDB) celebrou a vitória de Dantas. Veja: 


Paulo Dantas 

O novo governador de Alagoas é natural de Maceió, produtor rural com formação em administração de empresas pelo Centro Universitário Cesmac e exercia mandato como deputado estadual desde 2019.

A vida política de Dantas começou em 2005, quando assumiu a Prefeitura de Batalha, cargo para qual foi reeleito em 2008. Herdeiro de uma família política, Paulo Dantas é filho do ex-presidente da ALE, Luiz Dantas, que também atuou como secretário de Estado e ocupou uma cadeira no Congresso, como deputado federal por Alagoas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!