Percentual de mulher concorrendo a vereadora não aumenta nas capitais
Entre as eleições deste ano e de 2016, a diferença é de 1%

Foto: Reprodução
A cada dez candidatos a vereador nas capitais brasileiras, apenas 3 serão mulheres. É o que aponta o levantamento realizado pelo G1. Atualmente, 33% dos candidatos aprovados em convenções são do sexo feminino. Em 2016, esse percentual era de 32% das candidatas mulheres. Ou seja, continua praticamente o mínimo determinado pela legislação.
Desde 1997, a lei eleitoral brasileira exige que os partidos respeitem a cota mínima de 30% de mulheres na lista de candidatos para a Câmara dos Deputados, a Câmara Legislativa, as Assembleias Legislativas e as Câmaras municipais.
Sem as coligações nas eleições deste ano, o percentual deve ser cumprido por cada partido que lança candidatos para as Câmaras Municipais. Se um partido tem dez candidatos a vereador para uma cidade, pelo menos três devem ser mulheres.
As eleições 2020 também vão ser o primeiro pleito municipal em que existe uma cota financeira para as candidaturas femininas. As mulheres passam a receber 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Eleitoral.
Ontem (23), o Farol da Bahia divulgou o número recorde de candidatos a vereador nas 26 capitais do país. Ao todo, 25.133 candidatos a vereador foram aprovados pelos partidos para a disputa eleitoral em novembro.
Apesar do percentual não variar na comparação de anos, desse total, 7.884 são mulheres. O número é mais alto que o total de candidatas a vereadora em 2016, que foi de 5.986.


