'Perigoso e vergonhoso' afirma Chefe da NASA sobre lixo espacial

A presença de lixo na atmosfera é uma preocupação antiga de agências espaciais

['Perigoso e vergonhoso' afirma Chefe da NASA sobre lixo espacial]

FOTO: Reprodução / NASA

Em entrevista à CNN, o astronauta e ex-senador Bill Nelson, que agora assumiu como administrador da NASA, reclamou da atual situação do lixo espacial na atmosfera da Terra. 

"É perigoso e vergonhoso para todos, incluindo os Estados Unidos, que permitiram que resíduos espaciais ficassem lá em cima. (...) Então, uma resposta rápida para a sua pergunta: é muito perigoso e nós temos que fazer com que as nações parem de jogar esse lixo", afirmou Nelson.

Segundo o executivo, o maior risco é que resíduos de equipamentos e satélites fora de uso sejam letais durante missões tripuladas. Pedaços de metal a altas velocidades podem atingir a própria Estação Espacial Internacional, por exemplo, ou então danificar o traje de um astronauta no meio de uma caminhada espacial.

Casos recentes

Recentemente, a própria Estação Espacial Internacional despejou toneladas de lixo em órbita e, dias depois, foi atingido por detritos em uma colisão. A China também foi criticada este ano após a recente queda de um satélite.

A presença de lixo na atmosfera é uma preocupação antiga de agências espaciais. Entre projetos de limpeza, há iniciativas que ainda não foram colocadas em prática da SpaceX e de uma companhia de origem japonesa.

Nelson afirmou que a NASA vai cooperar no gerenciamento desses materiais, mas não detalhou que ações podem ser feitas.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Após decisão de Zanin, Pacheco diz que governo Lula erra ao levar desoneração para '3º turno']

O presidente do Senado disse ainda que vai se reunir nesta sexta (26) com a consultoria e a advocacia da Casa para tratar do tema

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!